» Você sabia que pode permanecer com plano de saúde mesmo após demissão? Advogada explica

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Você sabia que pode permanecer com plano de saúde mesmo após demissão? Advogada explica

por Alessandro Fernandes - 18/04/2024 às 17:49

Foto: Divulgação

Entre os benefícios assegurados a pessoas demitidas está o direito de permanecer no plano de saúde da empresa após o desligamento. A regra é válida conforme a Lei nº 9.656/98 e regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Em entrevista à Rádio Jangadeiro BandNews FM 101.7, a advogada Vittorya Torres explica que o funcionário pode continuar usando o plano nos casos de demissão sem justa causa, desde que assuma o seu pagamento integral.

💬 “No caso de demissão por justa causa, o plano de saúde é cancelado imediatamente. No caso da demissão sem justa causa, o funcionário pode utilizar o plano de saúde pelo prazo mínimo de seis meses e máximo de dois anos, dependendo do tempo em que o empregado permaneceu na empresa”, esclarece Vittorya.

Caso venha a optar pela manutenção de um ou todos os dependentes no plano, o ex-empregado deverá arcar com o pagamento correspondente.

Em alguns casos a permanência pode ser vantajosa porque os planos empresariais costumam ter valores menores do que os planos comercializados.

O beneficiário tem o prazo de 30 dias para manifestar a vontade de permanecer com o plano de saúde.

🏥 Você sabia? Já envia para aquele seu amigo que precisa saber!

Jangadeiro FM

BandNews FM