Jangadeiro FM
BandNews FM
por Alessandro Fernandes - 02/07/2024 às 21:55
No ano de 2023, pelo menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas no Brasil. A Defensoria Pública do Ceará registrou no mesmo ano um total de 11 mil autuações em casos de violência contra a mulher, um aumento de 58% em relação a 2022.
Observando esse cenário, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início ao projeto “Plantão AcolheDor “, que promove atendimentos gratuitos para mulheres a partir de 13 anos e em situação de vulnerabilidade.
A coordenadora do Plantão Psicológico da Uece, professora Layza Castelo, diz que o suporte psicológico é para as vítimas de qualquer tipo de violência. “O Plantão Psicológico para Mulheres Vítimas de Violência da Universidade Estadual do Ceará acontece de segunda a sexta, no período da tarde”, explica. Os atendimentos são realizados por alunas que estão no último ano da graduação, sob supervisão.
O acolhimento funciona em três sessões. Em seguida, a mulher é direcionada para um serviço mais especializado. “Nessas três sessões nós vamos acolher, escutar com ética, cuidado, afeto, entender a situação dessa mulher que sofreu violência e encaminharmos para algum tipo de serviço mais especializado e mais duradouro”, afirma Layza Castelo.
As sessões são presenciais e acontecem no campus do Itaperi. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (85) 98420-1584.
Jangadeiro FM
BandNews FM