Jangadeiro FM
BandNews FM
por Ricardo Moura - 12/02/2025 às 10:40
➡️ Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.
A informação chegou no fim da tarde desta quarta-feira. Em um comunicado postado no Instagram, assinado pelo Conselho Permanente do Comando Vermelho no Ceará, a organização proibiu que seus membros atacassem áreas dominadas pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).
O texto também faz menção a uma possível aliança entre as duas facções. Em artigo publicado no jornal Metrópoles, a jornalista Mirelle Pinheiro, indica que essa aliança está sendo articulada.
Segundo ela, o objetivo dessa união é pressionar o Governo Federal a flexibilizar as regras do sistema penitenciário federal. Os principais líderes das duas organizações estão presos sob esse regime, que inclui restrições severas ao contato com advogados, dificultando a comunicação entre os comandos e suas bases.
No Ceará, o cenário das facções é complexo. A GDE surgiu como reação à entrada de organizações criminosas de fora. Dissidências do CV e do GDE passaram a integrar uma nova facção de origem local: o Tudo Neutro/Massa Carcerária. Motivações como falta de apoio aos presidiários, mortes de inocentes em comunidades e disputas por território são fatores que explicam a migração de integrantes entre facções.
Picos de homicídios ocorrem justamente durante confrontos entre grupos rivais. Caso essa aliança se concretize em nível nacional, pode haver uma redução nos índices de violência letal.
Mas algumas questões fundamentais precisam ser levantadas.
1º : como essa nova aliança afetaria as facções locais, como a GDE e o Tudo Neutro/Massa Carcerária? Será que as “broncas” entre rivais serão deixadas de lado em nome da união?
2º: até que ponto essa articulação terá força para se opor às determinações do poder público nas áreas dominadas pelas facções?
Pensemos no Grande Pirambu, onde confrontos entre PMs e membros de facção acontecem frequentemente. Em um cenário de unificação do crime, o equilíbrio de forças pode pesar muito desfavoravelmente contra a polícia.
▫️ Ricardo Moura é jornalista e sociólogo. Editor do Blog Escrivaninha (@blogescrivaninha), especializado em Segurança Pública.
Jangadeiro FM
BandNews FM