» Suspensão de serviços de anestesia pode ter afetado cerca de 100 cirurgias na Santa Casa

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Suspensão de serviços de anestesia pode ter afetado cerca de 100 cirurgias na Santa Casa

por Vitória Barbosa - 05/09/2023 às 11:19

A paralisação é motivada por falta de pagamento, mas SMS e Sesa negam atraso (Foto: Reprodução)

Cerca de 100 cirurgias podem não ter sido realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza devido à falta de anestesistas. Os serviços de anestesiologia estão suspensos desde a sexta-feira (1º). A paralisação é motivada por falta de pagamento.

Ao Jornal Jangadeiro, uma fonte da Santa Casa afirmou que “são realizadas uma média de 30 a 50 procedimentos por dia. Com a paralisação, pode significar a não realização de 60 a 100 procedimentos cirúrgicos”.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Leonardo Alcântara, informou que “o Sindicato dos Médicos reafirma a necessidade para que os entes públicos sejam sensíveis ao subfinanciamento existente da Santa Casa e tenham a responsabilidade em corrigir essa distorção. A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e a Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) precisam disponibilizar mais recursos”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que não há atrasos de pagamento nos repasses contratualizados com a Santa Casa de Misericórdia.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) também informou que está em dia o repasse financeiro do Estado para a Santa Casa. “O valor mensal do repasse do Estado é de R$ 329.062,50, para manutenção dos serviços cirúrgicos, traumato-ortopedia, oncologia e clínica médica”.

A unidade, que é de gestão municipal, possui convênio com a Sesa, por meio da Política Estadual de Incentivo Hospitalar, sendo classificada como Hospital Estratégico.

Jangadeiro FM

BandNews FM