» Quem é Teodoro Silva Santos? Conheça o desembargador cearense escolhido para o STJ

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Quem é Teodoro Silva Santos? Conheça o desembargador cearense escolhido para o STJ

por Vitória Barbosa - 08/09/2023 às 08:50

O desembargador é o único representante do Nordeste na corte superior (Foto: TJCE)

O desembargador cearense Teodoro Silva Santos foi escolhido pelo presidente Lula (PT) para assumir vaga no Tribunal Superior de Justiça (STJ). Teodoro teve apoio do ministro da Educação, Camilo Santana, e de governadores do Nordeste. Ele é o único representante da região.

Após a decisão, nessa quarta-feira (6), Camilo comemorou: “cearense do Cariri, Desembargador Teodoro tem uma trajetória respeitável no Judiciário cearense e, tenho certeza, dará grande contribuição para o Judiciário brasileiro”.

O governador Elmano de Freitas (PT) também parabenizou o novo ministro da corte superior. “Desejo boa sorte e ótimo trabalho ao querido Teodoro, que, tenho certeza, dará grande contribuição ao Judiciário do nosso país”, escreveu.

Perfil

Natural de Juazeiro do Norte, Teodoro Silva Santos é bacharel em Ciências Jurídicas, mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ingressou no Tribunal de Justiça em 29 de abril de 2011, pelo Quinto Constitucional, em vaga reservada ao Ministério Público, onde passou 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça. Fundou a Comissão de Segurança Permanente do Judiciário. Foi corregedor-geral no biênio 2019-2021, vice-presidente do Colégio Nacional de Corregedores Gerais do Brasil (2019-2021) e coordenador da Comissão Permanente de Articulação Federativa e Parlamentar na Região do Nordeste no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, é presidente da 1ª Câmara de Direito Público do TJCE.

Além de Teodoro, o desembargador de Minas Gerais, José Afrânio Villela, foi segundo indicado pelo presidente. Os dois integravam uma lista com quatro nomes, elaborada pelo STJ. Ao todo, o STJ recebeu 59 nomes de candidatos a vagas de ministro. Os magistrados passarão agora por sabatinas no Senado Federal, por meio da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

*Com informações do Tribunal de Justiça do Ceará.

Jangadeiro FM

BandNews FM