» Programa Ceará contra o Crime inclui reconhecimento facial de foragidos, novo presídio e concurso

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Programa Ceará contra o Crime inclui reconhecimento facial de foragidos, novo presídio e concurso

por Aline Neri - 26/08/2024 às 12:50

O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta segunda-feira (26), o programa Ceará contra o Crime. Entre as ações previstas, está o uso de reconhecimento facial para localização de pessoas com mandado de prisão em aberto por meio das câmeras de videomonitoramento.

Além disso, serão realizados concursos públicos para contratação de 6.730 novos profissionais para as forças de Segurança Pública, sendo 3.200 novos policiais militares, 1.800 policiais civis, 1.000 bombeiros, 600 policiais penais e 130 peritos. Também estão previstas 1.500 novas viaturas e mais de 52 mil novos equipamentos, como armas, coletes balísticos, câmeras termográficas e drones.

O programa foi anunciado durante a terceira reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Segundo Elmano, o Ceará também vai contar com um novo programa de rastreamento de motos furtadas ou roubadas. Os motociclistas vão receber equipamentos para comunicação instantânea com a polícia.

Na Justiça, será criada uma nova Vara do Júri na Comarca de Fortaleza, especializada em crimes dolosos contra a vida praticados por membros de organizações criminosas.

Já o Ministério Público informou a criação de novas promotorias para acompanhar a execução das penas de membros de grupos criminosos e o redirecionamento do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) para foco maior nas facções presentes no estado.

Jangadeiro FM

BandNews FM