Jangadeiro FM
BandNews FM
por Mayra Magalhães - 04/06/2024 às 18:23
O Brasil criou a primeira diretriz nacional para o diagnóstico e tratamento da cardiomiopatia hipertrófica, a principal causa de morte súbita no mundo. A condição afeta cerca de 500 mil brasileiros, mas é subdiagnosticada.
Por causa da falta de dados específicos para diagnosticar e tratar esses pacientes, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) publicou o documento, que é a primeira diretriz do Brasil. Até então, os médicos se baseavam somente nas diretrizes europeia e norte-americana.
O documento, elaborado por mais de 70 pesquisadores, estabelece as recomendações mais atuais para diagnóstico, estadiamento, tratamento e algoritmos que ajudam nas abordagens terapêuticas e na prevenção de morte súbita.
A doença foi investigada pela primeira vez em 1958 pelo patologista britânico Robert Teare, que avaliou o coração de jovens atletas que morreram subitamente. Na maior parte das vezes, o problema ocorre por um defeito genético, que acaba levando o coração à hipertrofia.
A doença pode trazer sintomas que são muito semelhantes a de outras cardiopatias e podem provocar falsos diagnósticos. Além disso, cerca de 90% dos casos são assintomáticos.
O diagnóstico pode ser feito por meio de exames como eletrocardiograma e ecocardiograma, que ajudam a avaliar a possibilidade de morte súbita, além dos tratamentos mais eficazes.
(Foto: Getty Images)
Jangadeiro FM
BandNews FM