Jangadeiro FM
BandNews FM
por nicole.duarte - 31/10/2023 às 09:33
Um contrato entre a Prefeitura de Fortaleza e o Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), assinado nesta segunda-feira (30), garantirá o acréscimo anual de R$ 3,6 milhões nos repasses à instituição. O valor ampliará os recursos destinados ao tratamento do câncer na Capital.
“Fortaleza tem sete das nove unidades que fazem tratamento oncológico no estado, respondendo por quase 60% dos atendimentos no Ceará, um serviço que ofertamos com alegria”, destacou o prefeito José Sarto durante a assinatura.
Com a parceria, somado ao valor já aplicado pela Prefeitura na instituição, o montante ultrapassará R$ 33 milhões por ano. Os valores, oriundos do recurso que o poder público municipal dispõe para aplicar no Sistema Único de Saúde (SUS), irão otimizar o processo terapêutico do câncer.
Antes, o tratamento de radioterapia atendia 2.532 pacientes por ano; agora, serão 3.384, um acréscimo de 852 novos usuários.
“Estamos muito satisfeitos com essa iniciativa do Prefeito. O tratamento do câncer é um tratamento muito caro, e quanto mais avançado o estágio da doença, mais dispendiosos são os medicamentos”, explica Suely Kubrusly, diretora financeira do Crio.
A Prefeitura orienta que pacientes com alterações clínicas ou de imagem, indicativos de suspeita de câncer devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência.
Os casos serão avaliados e encaminhados para a rede especializada em Oncologia por meio de consulta de triagem, onde será definido o diagnóstico e plano de tratamento para cada caso. Os pacientes do interior têm acesso regulado, mediante oferta de vagas diretamente da Central Municipal de Fortaleza para a Central Estadual.
Jangadeiro FM
BandNews FM