» Preço dos alimentos devem cair nas próximas semanas, diz ministro da Agricultura

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Preço dos alimentos devem cair nas próximas semanas, diz ministro da Agricultura

por Aline Neri - 10/04/2025 às 12:03

O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, afirmou, nesta quarta-feira (9), que o preço dos alimentos deve diminuir nas próximas semanas. Ele explica que isso acontecerá devido a recente redução das commodities — produtos agrícolas e minerais que são comercializados em mercados internacionais.

Além disso, o ministro diz que o recuo será impulsionado pela renovação dos estoques e pela queda da demanda por ovos após a Páscoa.

Fávaro destacou que, segundo dados recebidos do varejo e atacado, o preço da carne bovina já está em queda, tanto no varejo quanto no atacado, e outros produtos, como óleo de soja, arroz e feijão, também devem seguir essa tendência. A expectativa é que os preços dos ovos também apresentem uma queda após o pico da demanda no período pós-Páscoa.

O ministro ressaltou ainda que o governo tem colhido os resultados de ações estratégicas para estimular a safra e ampliar a oferta, sem recorrer a intervenções diretas no mercado. “Com medidas ortodoxas, os preços dos alimentos tendem a cair ainda mais para o consumidor”, afirmou.

PLANO SAFRA

Fávaro também falou sobre o Plano Safra 2025-2026, que entra em vigor em 1º de julho. Durante reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ele mencionou a principal prioridade para o próximo ciclo: a subvenção das linhas de crédito do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).

A ideia é manter as taxas de juros do Pronamp em 8% ao ano, mas para isso será necessário mais recursos do Tesouro Nacional, já que a alta da Selic impõe um custo maior para o governo.

LINHAS DE CRÉDITO PARA PRODUTORES

Para os grandes produtores, o ministro explicou que o Ministério da Agricultura está negociando a ampliação das linhas de crédito atreladas ao dólar, o que oferece proteção aos produtores que exportam grande parte da produção.

Essas linhas, com juros abaixo de 10% ao ano, têm custo zero para o Tesouro Nacional, pois são voltadas para produtores que já possuem proteção cambial.

Jangadeiro FM

BandNews FM