Jangadeiro FM
BandNews FM
por Wanderley Filho - 02/07/2024 às 12:28
Por Wanderley Filho
➡️ Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.
Expectativa para uma eleição muito disputada em Fortaleza, com quatro pré-candidaturas – duas à direita e duas à esquerda – largando na frente para um provável segundo turno. É o que mostra a primeira pesquisa Jangadeiro/Ideia. Quem vai levar? Impossível dizer, pois campanhas eleitorais sempre podem surpreender.
Dos líderes, Capitão Wagner – UB (31%), José Sarto – PDT (22%), André Fernandes – PL (13%) e Evandro Leitão – PT (12%), os dois últimos, respectivamente representantes de Jair Bolsonaro e Lula da Silva, podem explorar o clima de polarização que seus líderes alimentam. Além disso, terão grande tempo de propaganda eleitoral. Há, portanto, potencial de crescimento para ambos.
Em contrapartida, Wagner está isolado na frente. Seu desafio, como sempre, será fazer alianças e manter essa liderança. Vale lembrar que nas eleições para o governo estadual, em 2022, ele venceu na capital com 41,5% dos votos, contra 37,6% de Elmano de Freitas, que venceu no interior. Sem esquecer ainda que, para acirrar a corrida eleitoral, o atual prefeito, José Sarto, após os anos iniciais de pandemia, surge agora com uma intensa agenda de inaugurações que podem ajudá-lo a recuperar parte dos 35,7% conquistados no 1º turno de 2020.
Tem ainda Eduardo Girão (Novo) e Célio Studart (PSD), que aparecem empatados com 5%. Ainda distantes, mas já com números que podem fazer toda a diferença para o resultado final.
As pesquisas, nesse início, registram a situação de largada dos participantes. Para encerrar, impressiona a rejeição dos pré-candidatos. É comum que os mais conhecidos sejam também os mais rejeitados, mas em Fortaleza, das principais pré-candidaturas, temos uma média de 1/4 de rejeição. Parece que o maior desafio de todos é quebrar a desconfiança dos eleitores.
▫️Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews
Jangadeiro FM
BandNews FM