Partidos tentam compensar candidaturas masculinas com mulheres para vice em Fortaleza - TV Jangadeiro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Partidos tentam compensar candidaturas masculinas com mulheres para vice em Fortaleza

por adminjangadeiro - 19/07/2024 às 12:25

A um dia do início das convenções partidárias e menos de 20 para encerrar o prazo de lançamento oficial dos candidatos, partidos em Fortaleza seguem no jogo de xadrez antes do anúncio da escolha dos/das vices-prefeitos/prefeitas. Embora a maioria cogite nomes femininos para composição das chapas, contraditoriamente, esta será a primeira vez que nenhuma vai encabeçar a disputa.

O prazo para a realização de convenções partidárias inicia neste sábado (20), mas apenas três dos principais partidos ventilaram nomes para vice, como Luiza Cela (PSB) ou Gabriella Aguiar (PSD) para compor a chapa de Evandro Leitão (PT); Élcio Batista (PSDB) ainda estaria no páreo para se manter como vice de José Sarto (PDT), que vai tentar a reeleição, e Cindy Carvalho (Rede), que estaria cogitada a vice de Técio Nunes (PSOL).

Ao Jornal Jangadeiro, as assessorias dos pré-candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e André Fernandes (PL) informaram que também analisam possíveis vices mulheres, mas não citaram nomes.

A professora universitária e cientista política, Carla Michele Quaresma, aponta o fato de 55% de eleitores da capital serem mulheres como um fator determinante para a escolha de figuras femininas na corrida à Vice-Prefeitura.

“O vice ocupa um papel estratégico que já se inicia na campanha eleitoral. Quando você tem essa candidatura feminina, acaba atraindo esse público, que é majoritário. Então, soma voto nessa chapa. O vice também pode ser alguém de um partido que vai aumentar o tempo de propaganda do candidato”.

Candidaturas de mulheres ao cargo de vice-prefeita cresceram 21% na comparação entre as eleições de 2016 e 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Fortaleza, essa é a primeira vez, em 12 anos, que nenhuma candidata vai disputar o cargo de prefeita.

“Embora tenha crescido participação feminina, há um negligenciamento em relação à preparação dessas mulheres para que, de fato, assumam posição de destaque na cabeça de chapa. Os partidos ainda precisam avançar para que as mulheres não sejam só o cumprimento de uma cota”.

Jangadeiro FM

BandNews FM