Outubro Rosa: 74 mil casos de câncer de mama devem ser diagnosticadas até 2025

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Outubro Rosa: 74 mil casos de câncer de mama devem ser diagnosticadas até 2025

por Vitória Barbosa - 16/10/2023 às 08:40

A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (Foto: Reprodução)

Entre 2023 e 2025 devem ser diagnosticados quase 74 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, e que a doença cause 18 mil mortes. A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

No país, a média de idade das mulheres com a doença é de 53 anos, cerca de 10 anos a menos que nos Estados Unidos, por exemplo. A incidência é maior nas regiões Sul e Sudeste.

Dentre os fatores de risco estão envelhecimento, genética, reposição hormonal, histórico familiar, menopausa tardia, gravidez a partir dos 35 anos e uso de anticoncepcional oral, além de sedentarismo, obesidade e álcool.

“Tem que ter acesso à mamografia para conseguir fazer o diagnóstico, de preferência antes que esse tumor seja palpável, porque, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, disse a oncologista Solange Sanches, do Hospital A.C. Camargo, referência em tratamento de câncer em São Paulo.

Cuidados

Um estudo da Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, encomendada pela farmacêutica Pfizer, ouviu 14 mil mulheres e ela mostra que ainda há um grande desconhecimento do assunto.

Os dados mostraram que 60% das mulheres ouvidas acreditam que a principal medida para a detecção precoce do câncer de mama é o autoexame. Na verdade, ele é importante, mas é a mamografia que é capaz de detectar tumores menores.

Apenas metade das mulheres com idade entre 40 e 49 anos fez mamografia nos últimos 18 meses, quando o indicado nessa faixa etária é fazer o exame todo ano.

Jangadeiro FM

BandNews FM