Jangadeiro FM
BandNews FM
por Ricardo Moura - 15/11/2024 às 08:07
➡️ Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.
Os números da violência letal em outubro acendem novo alerta. Após queda a partir de junho — com a posse do novo secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, e o reforço no patrulhamento — os índices voltaram a aumentar.
O Governo Elmano comemorou a redução dos crimes violentos letais intencionais na Região Metropolitana de Fortaleza. Com redução de 39,5% comparado ao mesmo mês do ano anterior, o indicador representou o melhor resultado desde 2010. “Os primeiros sinais indicam que as operações mais ostensivas, junto com ações integradas, começam a surtir efeito. Precisamos fortalecer ainda mais nossas forças de segurança”, afirmou Elmano de Freitas à época.
No entanto, quando levamos em conta os assassinatos ocorridos em todo o Estado (268), os números são os maiores desde maio (316). De janeiro a agora, o Ceará contabiliza 2.713 homicídios. Para efeito de comparação, 2022 e 2023 fecharam seus 12 meses com 2.970 crimes violentos letais intencionais. As projeções indicam que teremos o ano mais violento desde 2021.
Em paralelo, a letalidade policial está em alta. Com 156 ocorrências, o Ceará registrou o maior número de mortes por intervenção policial desde 2018, quando foram 221 casos. Os números finais serão ainda maiores, haja vista que restam dois meses para o fim do ano. Tais mortes não são consideradas como intencionais, pois possuem excludente de ilicitude. No entanto, as circunstâncias precisam ser investigadas.
Conforme a pesquisa “Pele-Alvo”, da Rede de Observatórios de Segurança, o número de negros vitimados pela letalidade policial é oito vezes maior do que de brancos, demonstrando haver corte racial na abordagem feita pela polícia. Essa é uma pauta que teima em ser varrida para debaixo do tapete.
Passada a euforia e a mobilização em torno das eleições, é o momento de avaliar com maior discernimento a eficácia das políticas de segurança do Governo Elmano 2.0, com vistas à segunda metade de seu mandato.
▫️ Ricardo Moura é jornalista e sociólogo. Editor do Blog Escrivaninha (@blogescrivaninha), especializado em Segurança Pública.
Jangadeiro FM
BandNews FM