» Motoristas agora podem pedir cancelamento da CNH sem apresentar motivo, decide Conatran

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Motoristas agora podem pedir cancelamento da CNH sem apresentar motivo, decide Conatran

por Alessandro Fernandes - 01/05/2024 às 16:08

Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução que permite aos motoristas solicitar o cancelamento da própria Carteira Nacional de Trânsito (CNH) sem a necessidade de apresentar motivação no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O Ministério dos Transportes explica que a solicitação de cancelamento do registro da CNH terá como consequência a retirada do condutor da base nacional do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

“Desta maneira, caso o cidadão deseje voltar a dirigir, deverá iniciar novo processo de primeira habilitação”, diz nota.

Segundo a pasta, os motoristas habilitados nas categorias C, D e E, que estão autorizados a conduzir vans, ônibus e caminhões, podem solicitar o cancelamento da CNH para não serem obrigados a fazer o exame toxicológico e, consequentemente, evitar a aplicação de penalidades, caso não dirijam esses veículos ou já não exercem mais uma atividade remunerada na direção.

Outra possibilidade é o motorista profissional pedir ao Detran o rebaixamento das categorias C, D e E para as habilitações A (condução de motocicletas, triciclos, motonetas e outros veículos de duas rodas) e B (condução de veículos de quatro rodas com capacidade para até oito passageiros).

De acordo com Ministério dos Transportes, tanto a mudança das categorias C, D ou E para as categorias B e AB, como a solicitação de cancelamento da CNH, até o 30º dia após o vencimento do prazo para realização do exame toxicológico afasta a possibilidade da multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH por infração gravíssima.

Jangadeiro FM

BandNews FM