Mel de abelhas da Caatinga será usado em pesquisa que quertratar feridas de diabetes

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Mel de abelhas da Caatinga será usado em pesquisa que quer tratar feridas de diabetes

por Vitória Barbosa - 03/09/2023 às 09:10

O mel em estudo é produzido pelos meliponíneos, abelhas sem ferrão (Foto: Reprodução)

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) irão utilizar mel de abelha e produtos derivados numa pesquisa que busca novos tratamentos para feridas causadas por diabetes e úlceras venosas.

O mel em estudo é produzido pelos meliponíneos, abelhas sem ferrão, que no Ceará são conhecidas como Abelhas Jandaíra. O mel dessa espécie, inclusive, já é utilizado de forma medicinal pela população, na aplicação sobre feridas e infecções bacterianas.

A pesquisa acompanha outros dois estudos da universidade. Em 2020, a partir de um edital do Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS), os pesquisadores desenvolveram um aparelho capaz de acelerar a cicatrização das feridas utilizando luz de LED. Na sequência, ainda no âmbito do PPSUS, desenvolveram uma biomembrana de látex que também acelera esse processo.

Por enquanto, há duas possibilidades sendo analisadas: a aplicação do mel diretamente na biomembrana ou uso do produto diretamente na ferida, com aplicação posterior da membrana. A pesquisa ainda está em etapa inicial, devendo o mel ser testado em cultura celular, para só depois começar nas fases pré-clínica e clínica.

O grupo de pesquisadores visitou recentemente uma fazenda produtora de mel no município de Apuiarés, a 117 quilômetros de Fortaleza, para conhecer o processo de produção e firmar parceria com os produtores melíferos locais.

A pesquisa é feita pelo Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana (INOVAFISIO), vinculado ao Curso de Fisioterapia em
parceria com professores do Setor de Abelhas do Departamento de Zootecnia da UFC, liderado pelo Prof. Breno Freitas.

Jangadeiro FM

BandNews FM