» MEC retoma programa para alfabetizar jovens e adultos com aulas em locais e horários flexíveis

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

MEC retoma programa para alfabetizar jovens e adultos com aulas em locais e horários flexíveis

por Aline Neri - 10/06/2024 às 10:23

O Ministério da Educação lançou o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nesta quinta-feira (6). O objetivo é superar o analfabetismo e elevar a escolaridade da população a partir de 15 anos de idade que não tenha acessado ou concluído o ensino fundamental e médio.

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) será retomado com a oferta de 900 mil vagas para estudantes e de 60 mil bolsas para educadores populares. O programa tem flexibilidade e diversidade dos locais de funcionamento e dos horários das aulas para facilitar o acesso de jovens, adultos e idosos que não sabem ler e escrever.

A iniciativa vai ofertar 3,3 milhões de novas matrículas da educação de jovens e adultos nos sistemas públicos de ensino (inclusive entre os estudantes privados de liberdade). Também está prevista a integração com a educação profissional e tecnológica para promover qualificação para o trabalho.

Os entes federados que aderirem ao pacto terão acesso a repasses financeiros pelos programas de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; Dinheiro Direto na Escola e Brasil Alfabetizado.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2023 (Pnad Contínua), o Brasil ainda mantinha 9,6 milhões de pessoas na faixa etária a partir dos 15 anos de idade que não sabiam ler e escrever. O percentual da população preta ou parda nessas condições é de 7,4%, mais do que o dobro da taxa encontrada entre as pessoas brancas, de 3,4%.

Jangadeiro FM

BandNews FM