» Justiça Federal condena Delgatti a 20 anos de prisão

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Justiça Federal condena Delgatti a 20 anos de prisão

por nicole.duarte - 22/08/2023 às 09:16

Suspeito de invadir contas de autoridades no Telegram. (Foto: reprodução | Agência Brasil)

O hacker Walter Delgatti foi condenado pela Justiça Federal a 20 anos de prisão no processo da Operação Spoofing, deflagrada em 2019. Ele foi preso por suspeita de invadir contas de autoridades no Telegram, entre elas, de integrantes da força-tarefa da Lava Jato.

A sentença foi proferida pelo juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília. Cabe recurso contra a decisão. Mais seis acusados também foram condenados pelas invasões de celulares.

O juiz disse, na decisão, que Delgatti tinha a intenção de vender as conversas por R$ 200 mil à imprensa e rebateu declarações do hacker, que, durante as investigações, declarou que violou as conversas para “combater injustiças” que teriam sido cometidas durante a operação.

Além da participação, a sentença diz que Walter Delgatti obtinha dados bancários de diversas vítimas e comercializava as informações obtidas em chats especializados em crimes.

Delgatti foi preso no início do mês pela Polícia Federal (PF) em função de outra investigação, a invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça.

Além disso, os policiais investigam se o ato foi promovido por ele a mando da deputada federal Carla Zambelli (PL). De acordo com as investigações, o hacker teria emitido falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

Jangadeiro FM

BandNews FM