Greves na educação persistem e enfrentam críticas 3x mais fortes - TV Jangadeiro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Greves na educação persistem e enfrentam críticas 3x mais fortes

por Wanderley Filho - 15/06/2024 às 11:43

Por Wanderley Filho

➡️ Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.

Vez por outra acontece de uma eleição ficar lembrada por algum slogan que sintetiza aquele momento. É o caso da propaganda “É o Ceará três vezes mais forte”, na campanha em que Elmano de Freitas, Camilo Santana e Lula da Silva foram eleitos, respectivamente, para o governo estadual, Senado Federal e Presidência da República. Foi um sucesso.

Mas como o feitiço sempre pode se voltar contra o feiticeiro, o problema é que quando algo não vai bem, a lógica da parceria perfeita se transforma em aditivo para as cobranças de opositores ou descontentes.

A expectativa de alguns aliados de primeira hora, como os sindicatos, era de que o alinhamento entre gestores do mesmo partido, nesse caso, o PT, faria avançar suas pautas, projetos e demandas. Porém, a greve nas universidades, tanto a estadual como as federais, tratou de mostrar que as coisas são mais complexas do que podem sugerir as musiquinhas das campanhas eleitorais.

No período de uma semana, mantendo a sintonia anunciada lá atrás, os três trataram de desautorizar o movimento dos professores. Não sou quem diz, foram eles mesmos. Confira:

Elmano: “O que não concordo, sinceramente, é um movimento grevista cujas motivações não se justificam, prejudicando milhares de estudantes”.

Lula: “Se vocês analisarem o conjunto da obra, vocês vão perceber que não há muita razão para essa greve estar durando o que está durando. Quem está perdendo não é o Lula, é o Brasil e os estudantes brasileiros”.

Camilo: “Eu não via a necessidade dessa greve porque esse é um governo de diálogo”.

Lula receberá, no próximo dia 20, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Será uma boa oportunidade para que todos repetissem, agora juntos, que as greves, no Ceará e no Brasil, são inoportunas, mero capricho que prejudica os estudantes. Seria uma crítica, três vezes mais forte, aos grevistas das universidades.

▫️Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews FM 101.7