Entre desafios e conquistas, presença de mulheres na construção civil cresceu 120% - TV Jangadeiro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Entre desafios e conquistas, presença de mulheres na construção civil cresceu 120%

por Fayher Lima - 22/08/2023 às 20:59

Comprometimento e competência profissional marcam participação das mulheres no setor. Foto: Reprodução/Canva

Embora a construção civil ainda seja um setor dominado pelos homens, pesquisas evidenciam que a força do trabalho feminino está aumentando nos escritórios de engenharia e canteiros de obra do Brasil.

A presença de mulheres na construção civil cresceu 120% em dez anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento reflete a disposição feminina em enfrentar e vencer a desigualdade, o preconceito e o assédio. Como resultado, as mulheres pavimentam uma carreira no segmento.

Em entrevista a M7 Investimentos, três destaques do setor relatam os enfrentamentos e avanços na profissão.

“As mulheres na construção civil têm uma visão mais holística, que compreende as pessoas, os processos, os números e acaba tomando decisão mais rápida, com agilidade. Não apenas a organização, mas a capacidade de análise de dados”, destaca Renata Santos, superintendente comercial da BSPAR, sobre o papel da mulher nesse setor.

Por se tratar de um setor majoritariamente masculino, muitos desafios são enfrentados.

“Sem perceber, o preconceito está em todos os gêneros, porque ele vem arraigado desde a infância, quando colocam a menina para brincar com boneca e o menino com carrinho. Isso mostra para os homens a sensação de liberdade, aventura e liderança. Enquanto a mulher pensa que o local dela é ficar dentro de casa. A maior dificuldade que eu encontrei, e muitas mulheres encontram, é de ser ouvida e reconhecida”, avalia Andrea Oliveira, diretora executiva Marquise incorporações

É possível transformar essa realidade.

“Quando você olha o passado e enxerga o que as mulheres que nos antecederam tiveram que passar para que a gente esteja aqui, é natural. A gente tem que mirar onde quer chegar e apoiar uma as outras”, declara a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo,

A capacidade técnica, força de trabalho e articulação das mulheres na luta por direitos estão promovendo progressivas mudanças.

Elas também serão entrevistadas pelo Inovação e Negócios, exibido na Rádio Jangadeiro BandNews FM, no dia 31 de agosto e no dia 2 de setembro, na TV Jangadeiro.

Jangadeiro FM

BandNews FM