É hoje! PT define pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza - TV Jangadeiro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

É hoje! PT define pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza

por Wanderley Filho - 21/04/2024 às 12:22

Por Wanderley Filho

A escolha do candidato petista à Prefeitura de Fortaleza tem desdobramentos que vão além do resultado deste domingo. Como manter a unidade partidária diante da disputa interna? Os descontentes cruzarão os braços?

Na verdade, o que está em curso é o choque entre os projetos de Camilo Santana e Luizianne Lins. Durante anos, Camilo foi uma figura sem grande expressão no PT cearense, criticado por ser mais próximo de Cid Gomes que do próprio partido. Como a política é repleta de reviravoltas, as circunstâncias certas e o estilo pessoal do ex-governador o levaram à condição de principal liderança do PT no Ceará.

Mas para consolidar essa posição, é preciso controlar o PT de Fortaleza, reduto da ex-prefeita Luizianne. Para isso, Camilo defende a candidatura de Evandro Leitão, ex-cidista e recém-filiado ao PT, justamente contra a ex-prefeita, que busca manter seu espaço no partido. Ao que tudo indica, Luizianne foi isolada e Evandro será o indicado.

Nesse embate, Camilo age à semelhança dos Ferreira Gomes, cooptando aliados e filiando até ex-adversários para estabelecer uma nova hegemonia no partido e no Estado. Já Luizianne se apega a um passado em que candidatos petistas eram militantes testados nas instâncias partidárias. O que está em jogo não é a forma como o PT exerce o poder, mas suas estratégias para chegar ao poder.

Por fim, os dilemas petistas nascem de uma expectativa de poder. Ao contrário dos anos em que Lula esteve preso e que escândalos de corrupção abalaram o desempenho eleitoral do PT, inclusive no Ceará e em Fortaleza (quando Luizianne ficou no 3º lugar), o momento agora parece favorável para qualquer candidatura petista, afinal, o partido controla a máquina federal e a estadual.

O problema é que isso atiça vaidades e ambições de lideranças e da companheirada em geral. Esse excesso de vontade estimula sonhos que, uma vez desfeitos, viram ressentimento. Se não tomar cuidado, o recado das urnas para tantas pretensões em descompasso pode se assemelhar à famosa despedida das mensagens de telegramas: PT, saudações.

▫️Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews FM 101.7

Jangadeiro FM

BandNews FM