Jangadeiro FM
BandNews FM
por Vitória Barbosa - 20/10/2023 às 08:50
A CPI que investiga os atos do 8 de janeiro aprovou o relatório final que propõe o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e aliados por tentativa de golpe de Estado. Nesta quarta (18), o documento da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) reuniu 20 votos favoráveis e 11 contrários.
Segundo a relatora, Jair Bolsonaro tem responsabilidade direta como mentor moral dos ataques e apontou que ele “descredibilizou o processo eleitoral ao longo de sua carreira política”.
A aprovação do relatório marca o fim o colegiado misto que investigava os atos golpistas de 8 de janeiro. Após cinco meses, o documento conclusivo da CPI pediu o indiciamento de 61 pessoas, entre civis e militares.
No relatório consta ainda que foram indiciados cinco ex-ministros e seis ex-auxiliares diretos de Bolsonaro. A lista inclui também policiais militares do Distrito Federal, entre militares e ex-comandantes do Exército, e da Marinha, nomeados pelo ex-presidente.
O relatório será enviado a órgãos que avaliam e decidem pela apresentação de denúncias, ou não, com base nas conclusões da comissão. Entre as instituições que darão, ou não, seguimento ao processo estão o Ministério Público Federal e a Advocacia-Geral da União (AGU)
Jangadeiro FM
BandNews FM