Jangadeiro FM
BandNews FM
por Joaquim Cartaxo - 21/04/2025 às 09:50
➡ Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.
A ideia de contemporaneidade varia entre diferentes regiões e culturas, devido às formas como as sociedades interagem com o passado, o presente e o futuro. Este conceito está relacionado ao que cada comunidade ou indivíduo entende por “presente” e “atualidade”, sob a influência de temporalidades e circunstâncias históricas, culturais e socioeconômicas.
Esta concepção subjetiva se revela na maneira como tempo e progresso são percebidos. Nas culturas ocidentais, predomina uma visão linear: o tempo tem um sentido de progresso contínuo, que conduz a humanidade em direção a um futuro sempre novo e melhor. Assim, o “contemporâneo” está no presente, associado à inovação, à ruptura com o passado.
Outras culturas consideram o tempo como um ciclo que interliga passado, presente e futuro, em cuja contemporaneidade coexistem o que se passou e o porvir, sem romper com as tradições ou as inovações para se adequar ao “presente”. As práticas ancestrais são parte da vida contemporânea, não se tornam ultrapassadas. O contemporâneo dialoga constantemente com o passado.
Enquanto o conceito ocidental de modernidade associa-se ao de progresso material, tecnológico e econômico, no qual as sociedades avançadas são aquelas na dianteira da inovação científica e tecnológica, os orientais valorizam outros aspectos da vida humana, como a harmonia com a natureza, a preservação de tradições espirituais e o bem-estar comunitário.
Há concepções diversas sobre a temporalidade, oriundas de experiências fragmentadas e desiguais da contemporaneidade, que não deve ser compreendida como uma categoria temporal universal ou homogênea, mas como uma construção subjetiva que se altera de acordo com o contexto histórico, cultural e social em que é vivida. A contemporaneidade demanda a capacidade de equilibrar o presente e o passado, com a manutenção de valores e práticas sociais essenciais para a coletividade.
▪️ Joaquim Cartaxo é arquiteto urbanista e diretor superintendente do Sebrae/CE.
Jangadeiro FM
BandNews FM