Consórcio Nordeste rebate falas de Zema: “aprofunda lógica de país subalterno, dividido e desigual” - TV Jangadeiro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Consórcio Nordeste rebate falas de Zema: “aprofunda lógica de país subalterno, dividido e desigual”

por Vitória Barbosa - 06/08/2023 às 19:43

A nota é assinada pelo governador da Paraíba João Azevêdo (PSB), presidente do Consórcio (Foto: Redes Sociais)

O Consórcio Nordeste rebateu as falas do governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) em entrevista ao Jornal O Estado de S.Paulo sobre uma frente Sul-Sudeste. Em nota oficial emitida neste domingo (6), o grupo alega que a entrevista “demonstra uma leitura preocupante do Brasil” e “parece aprofundar a lógica de um país subalterno, dividido e desigual”.

Zema defendeu a atuação em conjunto de estados do Sul e do Sudeste no Congresso Nacional por um protagonismo político. Para isso, os governadores dos sete Estados das duas regiões estão organizados no Consórcio Sul-Sudeste (Cosud), presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), ante parlamentares do Norte e Nordeste.

O Consórcio Nordeste ressalta que a união regional dos estados do Nordeste e do Norte não representa uma guerra contra os demais estados da federação, “mas uma maneira de compensar, pela organização regional, as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento”.

“Indicar uma guerra entre regiões significa não apenas não compreender as desigualdades de um país de proporções continentais, mas, ao mesmo tempo, sugere querer mantê-las mantendo, com isso, a mesma forma de governança que caracterizou essas desigualdades”, completa.

A nota é assinada pelo governador da Paraíba João Azevêdo (PSB), presidente do Consórcio.

Falas de Zema

Durante entrevista, o governador de Minas Gerais pontuou que outras regiões do Brasil, “com Estados muito menores em termos de economia e população”, se unem e conseguem votar e aprovar projetos em Brasília.

“Temos 256 deputados (metade da Câmara), 70% da economia e 56% da população do País. Não é pouco, né? Já decidimos que, além do protagonismo econômico que temos, nós queremos – o que nunca tivemos – que é protagonismo político”, declarou.

Ele ressaltou que uma das primeiras ações foi a Reforma Tributária. Na véspera da votação, o Cosud convidou todos os deputados do Sul e Sudeste para uma reunião em Belo Horizonte.

Jangadeiro FM

BandNews FM