» Como são feitas as chapas únicas nos parlamentos (Aviso: contém ironia)

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Como são feitas as chapas únicas nos parlamentos (Aviso: contém ironia)

por Wanderley Filho - 30/11/2024 às 08:20

➡️ Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.

CONTÉM IRONIA

Se você entende que política se resume ao confronto entre adversários ou entre ex-aliados sedentos de poder, não seja assim tão pessimista. Não pense como na frase atribuída a Bismarck: “Leis são como salsichas; é melhor não saber como são feitas”. Abra a mente e pense positivo! Veja a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, maravilhoso exemplo de como o diálogo pode resultar em consensos.

Por ali, as disputas ideológicas, partidárias e políticas foram interditadas momentaneamente, em nome de um entendimento de caráter institucional que enaltece, caro leitor, amiga leitora, o papel fundamental do parlamento, a Casa do Povo, bastião da democracia, espelho da sociedade.

É que os nossos representantes se uniram para formar uma chapa única, evitando disputas desnecessárias. Não, não pense que é corporativismo de olho em vantagens, que isso é mesquinho. Duvida? Ora, é só ouvir as entrevistas com autoridades pregando o bem nessas horas. Resumindo, os partidos, o governo e a oposição concordaram em dividir espaços na estrutura administrativa e política da Assembleia, seguindo o princípio da proporcionalidade, por estarem preocupados com o bom andamento das pautas legislativas, sempre pensando no bem-estar dos cearenses.

Quando certas oportunidades e prerrogativas especiais estão em jogo, tudo é tratado de civilizadamente e a polarização desaparece, pois o que importa mesmo é a felicidade dos pobres, dos desvalidos, de todos aqueles que necessitam desse olhar repleto de sensibilidade social.

E o melhor é que isso se repete no Congresso Nacional, nas câmaras municipais e em todos os estados. Estamos ou não estamos no caminho certo? E ainda tem quem ache que tudo não passa de um enorme teatro.

▪️ Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews FM 101.7.

Jangadeiro FM

BandNews FM