» Comissão do Senado aprova porte de arma para mulher sob medida protetiva de urgência

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Comissão do Senado aprova porte de arma para mulher sob medida protetiva de urgência

por Aline Neri - 14/04/2025 às 12:16

A Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal aprovou o projeto que autoriza porte temporário de arma para mulheres sob medida protetiva de urgência. Agora, o texto segue para análise da Comissão de Segurança Pública (CSP).

A proposta, da ex-senadora Rosana Martinelli (MT), permite a aquisição, a posse e o porte de armas de fogo para mulheres a partir de 18 anos. Nos demais casos, a idade mínima permanece 25 anos. Essa foi uma sugestão do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) acatada pelo relator.

Conforme o projeto, para obter a autorização do porte de arma, as mulheres deverão cumprir os requisitos exigidos pelo Estatuto do Desarmamento, como capacidade técnica e psicológica para o manuseio da arma.

“O simples fato de o agressor saber que a vítima pode estar armada pode levá-lo a reconsiderar antes de desrespeitar a medida protetiva”, afirma o relator do projeto, o senador Magno Malta (PL-ES). Segundo ele, a rede de proteção já criada ainda não é suficiente para resguardar mulheres de seus agressores.

Jangadeiro FM

BandNews FM