» Comissão aprova projeto que exige certidão de antecedentes criminais para casamento civil

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Comissão aprova projeto que exige certidão de antecedentes criminais para casamento civil

por nicole.duarte - 30/10/2023 às 09:55

O texto inclui a exigência no Código Civil, que já solicita outros documentos de identificação. (Foto: reprodução)

O projeto de lei que exige a certidão de antecedentes criminais para casamento civil foi aprovado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, antes de se casarem, os noivos devem apresentar a Certidão de Antecedentes Criminais e Certidão Judicial de Distribuição Cível e Criminal das comarcas onde moram e trabalham.

O acesso aos documentos serve para os noivos terem plenas condições de “reflexão, amadurecimento e tomada da decisão mais convicta sobre o casamento”, explica autora do texto, Dayany Bittencourt(União-CE).

Conforme a parlamentar cearense, os documentos não irão impedir que pessoas com antecedentes criminais se casem, porém vão informar o cônjuge da situação já vivida pelo parceiro.

O texto inclui a exigência no Código Civil, que já solicita outros documentos de identificação.

Tramitação:

A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após esse processo, para entrar em vigor, a lei precisa ser aprovada pela Casa, Senado e posteriormente sancionada pelo Presidente da República.

Jangadeiro FM

BandNews FM