» Ciro Gomes critica privatização da Eletrobras e ataca governo Lula após apagão : “covardia”

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Ciro Gomes critica privatização da Eletrobras e ataca governo Lula após apagão : “covardia”

por flavia - 16/08/2023 às 10:13

Ex-ministro sugeriu que sabotagem deve ser investigada (Foto: Reprodução)

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao relacionar o apagão no sistema elétrico dessa terça-feira (15) à privatização da Eletrobras, feita no ano passado, durante o governo de Jair Bolsonaro.

“A entrega do controle da Eletrobras ao capital privado foi e, infelizmente, pela covardia do governo Lula, continua sendo, uma das maiores irresponsabilidades que já se praticou no Brasil”, disse o ex-presidenciável em publicação nas redes sociais.

“Como entregar o regime de águas e total sensibilidade estratégica da interligação de todo o sistema nas mãos do lucro de curtíssimo prazo? Inclusive sabotagem deve ser investigada”, ressaltou Ciro.

Sem citar nomes, a primeira-dama Janja da Silva rebateu a acusação: “A Eletrobras foi privatizada em 2022. Era só esse o tuite”.

Entenda

Um apagão atingiu 25 estados e o Distrito Federal nessa terça-feira. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44. A situação foi normalizada completamente às 14h47.

Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o apagão foi ocasionado por duas falhas. Um dos eventos ocorreu no Ceará, e em outro ponto que ainda não foi identificado.

Jangadeiro FM

BandNews FM