» CGU anula processo de demissão da primeira professora trans do IFCE

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

CGU anula processo de demissão da primeira professora trans do IFCE

por Alessandro Fernandes - 16/03/2024 às 17:55

Foto: Reprodução/ Redes sociais

A Controladoria Geral da União (CGU) decidiu por anular o processo administrativo que gerou a demissão da professora Êmy Virgínia da Costa. A declaração de nulidade parcial foi dada pelo ministro Vinícius Marques de Carvalho.

“Meu coração está transbordando de gratidão. Eu vou responder todas as mensagens, uma por uma, com atenção e carinho.  E aos que posso, vou abraçar demoradamente. Eu estou tão feliz! Uma felicidade tão grande!”, escreveu a professora nas redes sociais.

A decisão foi publicada na sexta-feira (15) e determina que Êmy retorne às salas de aula do IFCE e seja reincorporada pela instituição. 

O caso veio à tona no início de 2024 com a justificativa que citava a ausência frequente da professora das salas de aula, principalmente devido à sua dedicação ao doutorado no Uruguai. 

Apesar dos esforços da professora para repor as aulas, a instituição optou por manter a decisão de demiti-la. Êmy Virgínia Oliveira da Costa estava alocada no campus de Tianguá.

Na época, o IFCE informou que o processo administrativo começou em 2019, quando a professora foi aceita em um programa de doutorado na Universidad de la República, no Uruguai.

 

Jangadeiro FM

BandNews FM