Cemitério é vandalizado com símbolos nazistas no interior do Ceará - TV Jangadeiro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Cemitério é vandalizado com símbolos nazistas no interior do Ceará

por Fayher Lima - 15/10/2023 às 19:35

No Brasil, a apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda é crime

Um cemitério localizado em Cedro, interior do Ceará, foi vandalizado com símbolos e frases nazistas. Vídeos que circulam na internet mostram como trabalhadores do local encontraram as paredes e imagens sacras pichadas neste sábado (14).

No registro compartilhado é possível observar paredes, túmulos e as imagens sacras pintadas com suásticas. Além disso, a saudação nazista ‘Heil’ foi identificada.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou que a Polícia Civil apura a ocorrência de dano ao patrimônio público. No sábado, uma equipe da Polícia Militar do Ceará foi acionada e realizou as primeiras diligências sobre o fato.

A PC-CE ressalta a importância do registro do Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito presencialmente em qualquer delegacia. A Delegacia Municipal de Cedro é a unidade responsável por investigar as ações criminosas na região.

É CRIME

No Brasil, a apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda é crime previsto em lei, tendo pena de reclusão.

De acordo com a Lei 7.716/1989, é crime:praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.

Também é crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

DENÚNCIAS

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (88) 3564.0194, número da Delegacia Municipal de Cedro. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Jangadeiro FM

BandNews FM