» Ceará tem 13 casos de Mpox confirmados; saiba os sintomas e tire as principais dúvidas

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Ceará tem 13 casos de Mpox confirmados; saiba os sintomas e tire as principais dúvidas

por Mayra Magalhães - 16/08/2024 às 18:47

O Ceará tem 13 casos de Mpox confirmados até maio deste ano, segundo informou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou esta semana que o cenário de Mpox no continente africano constitui emergência em saúde pública de importância internacional em razão do risco de disseminação global da doença e de uma potencial nova pandemia.

De acordo com a organização, surtos da doença vêm sendo reportados na República Democrática do Congo há mais de uma década e as infecções têm aumentado de forma sustentada ao longo dos últimos anos. Em 2024, os casos já superam o total registrado ao longo de todo o ano de 2023 e somam mais de 14 mil, além de 524 mortes.

Entre 2022 e 2023, a mpox já havia figurado como emergência global em meio à propagação do vírus em diversos países. O número de casos relatados à época atingiu seu pico em agosto de 2022 e começou a diminuir gradualmente até abril de 2023.

O QUE É?

Causada pelo vírus Monkeypox, a doença pode se espalhar entre pessoas e, ocasionalmente, do ambiente para pessoas, através de objetos e superfícies que foram tocados por um paciente infectado.

SINTOMAS

O sintoma mais comum da doença é a erupção na pele, semelhante a bolhas ou feridas, que pode durar de duas a quatro semanas.

O quadro pode começar com ou ser seguido de febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, apatia e gânglios inchados.

TRANSMISSÃO

O vírus se espalha de pessoa para pessoa por meio do contato próximo com alguém infectado, incluindo falar ou respirar próximos uns dos outros, contato pele com pele, como toque ou sexo.

PODE MATAR?

Na maioria dos casos, os sintomas da doença desaparecem sozinhos em poucas semanas, mas, em algumas pessoas, o vírus pode provocar complicações médicas e mesmo a morte.

TEM VACINAÇÃO?

Anos de estudo levaram ao desenvolvimento de doses atualizadas e mais seguras para a varíola humana. Três delas também foram aprovadas para a prevenção da mpox. A imunização em massa contra a mpox, neste momento, não é recomendada.

*Com informações da Agência Brasil.

Jangadeiro FM

BandNews FM