Jangadeiro FM
BandNews FM
por Wanderley Filho - 17/11/2024 às 08:10
➡️ Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.
O sujeito que se explodiu na Praça dos Três Poderes, em Brasília, nesta semana mobilizou autoridades alarmadas com os perigos do radicalismo. Acontece que esse não é o primeiro caso em que a insanidade encontra na política uma suposta causa neste nosso imenso Brasil.
Como por aqui a história se repete como farsa, esses doidos acabam atrapalhando os seus ídolos. Francisco Wanderley Luiz, o homem da bomba, enterrou de vez qualquer possibilidade de anistia para os aloprados que invadiram e depredaram o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) em 2023.
Antes disso, o lulista Adélio Bispo esfaqueou Jair Bolsonaro (PL) e acabou ajudando a elegê-lo. Em 2014, “black blocs” anticapitalistas mataram um cinegrafista, atingido por um rojão quando cobria um protesto. Em 2022, um guarda municipal petista foi morto por um policial penal bolsonarista numa festa de aniversário no Paraná.
O ex-vereador “Maninho do PT” será julgado por tentativa de homicídio, por ter empurrado um empresário bolsonarista que acabou atropelado por um ônibus, durante uma manifestação em frente ao Instituto Lula.
Em todos esses casos, e em tantos outros, um dos lados corre para responsabilizar o adversário, que por sua vez afirma condenar atos de violência. Imediatamente seus aliados nos estados e nos municípios, ansiosos por tirar vantagem dos episódios, repetem os seus discursos.
E é sempre a mesma conversa, mudam apenas os líderes populistas em destaque, Lula ou Bolsonaro, que passam dia sim, dia não, atiçando os ressentimentos dos seus apoiadores e garantindo que o “outro lado” é o mal sobre a Terra.
Apesar de tanta preocupação, nenhum deles foi capaz de combater a violência absurda que atinge as pessoas comuns. Não conseguiram frear o avanço das facções, muito pelo contrário. Mas todos se dizem assustados com a intolerância dos radicais. Jogo de cena. O que importa mesmo, nessas horas, para ambos, é culpar oponentes e disputar eleições. É assim que se revezam no poder.
▪️ Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews FM 101.7.
Jangadeiro FM
BandNews FM