» Assassinato no IJF: crime passional, respostas passionais, eleições passionais

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Assassinato no IJF: crime passional, respostas passionais, eleições passionais

por Wanderley Filho - 27/04/2024 às 12:06

Por Wanderley Filho

A impressionante repercussão no meio político cearense a respeito do brutal homicídio registrado no IJF, em Fortaleza, onde um funcionário foi morto a tiros e depois degolado, serviu como ensaio para o que vem nas eleições de 2024.

É incrível como um crime, ao que tudo indica, passional, tenha se desdobrado numa troca de acusações políticas na imprensa, nas redes sociais e nos parlamentos entre o prefeito Sarto, o governador Elmano e aliados de ambos os lados.

Afinal, quem tem razão? A resposta é simples: os dois estão certos. A responsabilidade pela triagem de quem entra no hospital é da Prefeitura. Ponto. Houve erro. Porém, como o caso levou a um debate sobre políticas de segurança, pois seu requinte de crueldade é semelhante ao das facções, o medo generalizado dos cearenses diante da possibilidade de atentados cometidos por grupos criminosos é, sim, um fato sob responsabilidade do governo estadual e do aliado governo federal.

Situação e oposição (incluindo a direita, que também aproveitou a oportunidade para participar da confusão), trataram de marcar posição. Até o ex-ministro Ciro Gomes trocou farpas com o secretário da Segurança Público do Ceará, Samuel Elânio. O problema, para o governo, é que não há propaganda que mude a percepção geral de que a violência aumentou. Por isso mesmo a insegurança já é um dos temas centrais da campanha. Os ânimos exaltados refletem um clima político que também é passional e que já contaminou a eleição, embalado por um conjunto de ressentimentos entre os concorrentes. E toda paixão cega tende a sufocar a razão.

No fim, o trágico crime no IJF acabou como apenas um episódio usado para instrumentalizar interesses eleitorais. Como dizem por aí, foi “um plus adicional a mais” na longa lista de crimes que chocam a sociedade e inspiram discursos vazios de governistas e opositores, sempre com a mesma conversa, a fim de derrotar o adversário na próxima eleição. Para surpresa de ninguém, essa é a prioridade de todos, resolver o problema é outra história.

▫️ Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews FM 101.7

Jangadeiro FM

BandNews FM