» André Fernandes ganha direito de respostas após Guimarães postar vídeo sobre feminicídio

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

André Fernandes ganha direito de respostas após Guimarães postar vídeo sobre feminicídio

por Aline Neri - 24/10/2024 às 13:13

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) concedeu ao candidato à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL), o direito de resposta a uma publicação feita pelo deputado federal José Guimarães (PT) na rede social X na quarta-feira (23). O vídeo mostra André usando a expressão “dane-se” ao falar sobre feminicídio.

Na decisão, o desembargador Daniel Carvalho Carneiro concedeu o direito de resposta após negar a retirada do conteúdo das redes sociais, por ser uma “reprodução de conteúdo de um veículo de imprensa respeitado, entendendo que não ultrapassava os limites da liberdade de expressão”.

Em resposta, a defesa de André alegou que o vídeo publicado deturpou suas declarações, removendo trechos essenciais, deixando o eleitor sem contexto e o induzindo a crer que o impetrante não se importaria com crimes de feminicídio.

Em seguida, o desembargador considerou que o direito de resposta deveria ser garantido, pois continha a frase “André Fernandes odeia as mulheres”, e classificou como uma conduta extremamente ofensiva, com claro potencial de prejudicar a imagem pública e induzir o eleitorado ao erro.

“É importante ressaltar que, embora a liberdade de expressão seja um direito fundamental, quando fere a honra, deve-se garantir o direito de resposta proporcional”, explicou na decisão.

O deputado federal José Guimarães deverá reproduzir a resposta no prazo de um dia, nas mesmas condições em que a declaração foi feita, com o mesmo impulsionamento nas redes sociais. Caso a determinação não seja cumprida, o responsável pela veiculação do conteúdo será multado em R$ 15 mil.

Jangadeiro FM

BandNews FM