Jangadeiro FM
BandNews FM
por Aline Neri - 30/08/2024 às 12:36
A idade é o principal fator de risco para o Alzheimer. Seus sintomas clássicos começam a aparecer em pessoas idosas, mas também pode se manifestar, apesar da raridade, em pessoas de qualquer idade, principalmente nas que tenham histórico familiar.
A perda de orientação ao caminhar, não compreender o espaço, dificuldade em realizar tarefas habituais e falta de raciocínio podem ser o primeiro sinal de sintomas em pacientes com potencial para desenvolver Alzheimer.
💬 “Não é uma doença causada pelo envelhecimento, mas é uma condição que se aproveita do processo de envelhecimento normal. Menos de 10% dos casos da doença de Alzheimer ocorrem em pessoas com menos de 65 anos. Uma pequena parcela dessas formas, que costuma ter o início dos sintomas mais precoce, é uma corrente de mutações genéticas que levam ao desenvolvimento precoce da doença”, explica o médico neurologista Bruno Lepsen, em entrevista à rádio Jangadeiro BandNews FM 101.7.
Anda não existe um tratamento para a doença de Alzheimer, mas existem medicações capazes de retardar a velocidade de progressão desta condição. O médico destaca a importância de inicia-lo o quanto antes para reduzir os sintomas e retardar a evolução da doença, que se manifesta principalmente através de esquecimentos.
💬 “É muito importante que as pessoas e seus familiares fiquem atentos àqueles sintomas de esquecimento, principalmente aqueles que vão piorando gradualmente”.
PREVENÇÃO
De 0% a 50% dos casos de demências, incluindo a doença de Alzheimer, poderiam ser potencialmente prevenidos. O controle de alguns fatores de risco, dentre eles tabagismo, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, tratamento de depressão ou de problemas auditivos quando presentes, parece reduzir de maneira significativa o risco de desenvolver doença de Alzheimer e outras demências.
Jangadeiro FM
BandNews FM