Jangadeiro FM
BandNews FM
por adminjangadeiro - 17/07/2024 às 08:59
A menos de três meses para as eleições municipais, os pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza têm usado artimanhas para conquistar eleitores e viralizar nas redes sociais.
Com o crescimento das plataformas digitais, que atingem – principalmente – pessoas a partir dos 16 anos, os políticos focam em estratégias para atrair os eleitores mais jovens; público que, inclusive, aumentou cerca de 14% nos últimos 4 anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
➡️ Veja o vídeo abaixo.
Ver esta publicação no Instagram
O prefeito José Sarto (PDT), por exemplo, de 65 anos, tem deixado o perfil na rede social cada vez menos tradicional e formal e entrado nas chamadas “trends”, as tendências virtuais.
Nos vídeos, a comunicação é descolada, com edição de imagens repletas de referências a memes da web. O prefeito aparece de óculos escuros, com prancha de surf e até usando gírias, como “é sal” e “rocheda”, totalmente desconstruído do perfil anterior, para divulgar ações da Prefeitura.
Em entrevista à Jangadeiro, o professor e especialista em marketing digital, Leurinbergue Lima, analisou os perfis dos pré-candidatos. Para ele, a mudança na comunicação de Sarto é nítida, em busca de reposicionamento.
“Sarto agora adotou um estilo descoladão total, com termos bem populares, que a periferia e a linguagem de internet entendem demais. Um estilo bem jovem de comunicação. Tá legal? Tá. É uma coisa bacana, legal, é a cara da internet, mas é importante analisar o que é o pré-candidato na vida real”, disse.
O atual prefeito possui contas ativas no Instagram e na rede social vizinha, que tem foco em vídeos curtos. Juntas, as duas plataformas acumulam mais de 202 milhões de usuários brasileiros, conforme levantamento da DataReportal.
Jangadeiro FM
BandNews FM