» 80% das crianças e adolescentes do Ceará vivem com algum tipo de pobreza, diz Unicef

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

80% das crianças e adolescentes do Ceará vivem com algum tipo de pobreza, diz Unicef

por nicole.duarte - 11/10/2023 às 12:15

O levantamento avaliou os âmbitos educação, informação, moradia, água, saneamento e renda da vida de crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 17 anos. (Foto: reprodução)

No Ceará, oito a cada dez crianças e adolescentes viveram alguma privação de direitos básicos em 2022, de acordo com o estudo “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil”, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nessa terça-feira (10).

O levantamento avaliou os âmbitos educação, informação, moradia, água, saneamento e renda da vida de crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 17 anos. Os dados são com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) Anual, dos anos 2016 a 2022.

CONFIRA ABAIXO:
Educação: 8,28%
Informação: 4,09%
Moradia: 9,48%
Água: 9,4%
Saneamento: 50,12%
Renda: 56,41%
Total (pelo menos 1 privação): 80%

Quando uma criança ou adolescente não tem acesso a um ou mais desses direitos, significa que vive na pobreza em suas múltiplas dimensões.

“A pobreza na infância e adolescência vai além da renda, e precisa ser olhada em suas múltiplas dimensões. Estar fora da escola ou sem aprender, viver em moradias precárias, não ter acesso à renda, água e saneamento, não ter uma alimentação adequada e não ter acesso à informação são privações que fazem com que crianças e adolescentes estejam na pobreza multidimensional”, explica Santiago Varella, especialista em Políticas Sociais do Unicef no Brasil.

O levantamento separa as privações em intermediárias (baixa qualidade de acesso a um direito) e extremas (falta de acesso). No Ceará, a privação mais extrema é com relação à renda, quando uma criança ou adolescente vive em uma casa na qual a renda familiar é menor que R$ 220 mensais por pessoa em áreas urbanas e R$ 180 em áreas rurais.

Quanto à Pobreza Alimentar de forma geral em todo país, em 2019, eram 19% e, em 2022, cerca de 20% das crianças e dos adolescentes com renda familiar abaixo do necessário para uma alimentação apropriada.

Jangadeiro FM

BandNews FM