» “Não dá pra conviver com esse desarranjo do PDT”, diz Figueiredo ao retomar comando estadual

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

“Não dá pra conviver com esse desarranjo do PDT”, diz Figueiredo ao retomar comando estadual

por Vitória Barbosa - 03/10/2023 às 08:40

A presidência do PDT Ceará estava nas mãos do senador Cid Gomes (Foto: Reprodução)

O deputado federal André Figueiredo reassumiu a presidência do PDT Ceará, que estava nas mãos do senador Cid Gomes. A mudança ocorreu nesta segunda-feira (2), três dias depois da reunião do diretório estadual.

“Após algumas tentativas sem sucesso de restabelecer a união partidária, anuncio meu retorno à presidência do PDT Ceará a partir da data de hoje, 2 de outubro”, declarou o parlamentar. “Não dá para continuar convivendo com todo esse desarranjo institucional que está o PDT e o desrespeito que foi feito com companheiros que respondem nacionalmente. Sem maiores delongas, ouvimos muito, conversamos, com Ciro Gomes, Carlos Lupi e resolvemos voltar à presidencia do PDT estadual”.

Em reunião na última sexta, houve divergências sobre o partido ser base de apoio do governador Elmano de Freitas (PT). Embora o tema tenha sido retirado da pauta por Cid, o assunto ressurgiu quando o processo eleitoral de 2022 foi retomado como ponto de discussão.

Cid estava na presidência da legenda desde julho, quando foi acordado que ele apoiaria a candidatura de André para a presidência do PDT Ceará a partir de janeiro de 2024.

Contudo, Figueiredo afirma que Cid não tem cumprido com os acordos da época, dentre eles “o avanço rumo à pacificação interna do PDT, a não emissão de nenhuma carta de anuência para qualquer companheiro que seja e nenhuma aproximação com o governo Elmano sem uma prévia conversa entre eu (sic), Lupi, Cid e Elmano”, justificou Figueiredo, citando a carta de anuência dada ao presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

O retorno de Figueiredo ao posto também resultou no cancelamento de reunião da executiva estadual, marcada por Cid para 12h desta segunda. Uma nova reunião geral será convocada para esta quinta-feira (5).

Ainda nesta segunda, Leitão se pronunciou sobre o retorno de Figueiredo e prestou solidariedade a Cid Gomes. “Mais uma vítima da insensatez e da arbitrariedade que vêm dominando o comando do PDT nos últimos meses. Lamentável que um partido com tanta história em defesa da democracia seja usado pelo capricho de um pequeno grupo”.

Jangadeiro FM

BandNews FM