» O reality show dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza nas redes sociais

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

O reality show dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza nas redes sociais

por Wanderley Filho - 20/07/2024 às 12:00

Já imaginou se no lugar de eleições tradicionais tivéssemos um reality show? A ideia foi sugerida há muito tempo por Rita Lee. Toda semana, o público eliminaria um candidato, até sobrar o eleito. A vantagem seria conhecer melhor os candidatos, que não conseguiriam fingir ser o que não são o tempo todo.

Pois bem, o modelo eleitoral continua o mesmo, mas os espetáculos das campanhas mudaram significativamente com as redes sociais. A realidade superou as ironias de Rita Lee, e temos agora eleições que reúnem o pior dessas redes saturadas de superficialidade, com o pior do marketing eleitoral e o pior dos reality shows. Não acredita? É só ver as contas dos principais pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza no Instagram ou na rede social vizinha.

A competição é para ver quem consegue afetar mais intimidade com o público, encarnando personagens e imitando esquetes dos tais influenciadores, produzindo conteúdos (sempre curtos) para criar “engajamento”, “mobilizar” apoiadores ou “viralizar”. O risco é virar “meme”, mas dizem que, às vezes, isso é até bom, a depender das circunstâncias, para projetar o candidato. O mundo dos algoritmos é um paradoxo constante.

Muito antes de existirem as redes, o cientista político Norberto Bobbio já explicava que é impossível debater a fundo temas complexos durante campanhas eleitorais, restando aos candidatos o apelo às emoções dos eleitores. Daí que os marqueteiros tenham se tornado celebridades nesse meio. O que as redes fizeram foi acrescentar novos trejeitos a essa prática. E assim, tome musiquinha, tome videozinho engraçado ou tocante, com efeitos, gírias e “trends” da moda, ou com indignações posadas para as telas.

Os eleitores, sobretudo os mais jovens, acompanham tudo, eliminando mentalmente os participantes do seu escopo de preferências, até sobrar um, em quem votará. O único consolo é que, por um tempo, tudo isso é engraçado, pelo menos até as eleições. O problema, como sempre, é depois, no mundo real.

▫️Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews FM 101.7.

Jangadeiro FM

BandNews FM