Jangadeiro FM
BandNews FM
por Alessandro Fernandes - 16/07/2024 às 20:56
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve nesta terça-feira (16). A paralisação atinge o Brasil inteiro e não possui data para acabar. A categoria reivindica recomposição de perdas salariais, valorização profissionais e melhores condições de trabalho.
A suspensão dos serviços e atendimentos foi aprovada em plenária nacional realizada no sábado (13), convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).
Após meses de negociações com o Governo Federal e sem chegar a um acordo, a entidade já havia notificado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos sobre a possibilidade de paralisação.
A Fenasps informa que “após análise das propostas apresentadas pelo governo, entenderam que a negociação teve poucos avanços”. O texto diz ainda que o governo, “em vez de apresentar proposta nova que fortaleça a carreira do Seguro Social, piora com o alongamento da carreira de 17 para 20 níveis e pela criação de gratificação de atividade”. A proposta, segundo a entidade, está muito aquém das perdas salariais da categoria, que superam os 53% no último período.
REIVINDICAÇÕES:
– Inclusão da Carreira do Seguro Social no núcleo estratégico do Estado, assim como as carreiras de auditoria e fiscalização.
– Plano de reajuste salarial
– Oposição ao congelamento da GAE
– Cumprimento do acordo de greve de 2022
– Oposição ao término do teletrabalho
– Implementação da NT13
– Exigência de nível superior para ingresso como técnico do Seguro Social
– Reorganização dos processos de trabalho e programas de gestão, além de melhores condições para atender às demandas da população
O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pelo aplicativo Meu INSS, ou pelo site https://meu.inss.gov.br/#/login. A Central de Atendimento 135 também funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Jangadeiro FM
BandNews FM