» Justiça Federal cassa mandato do deputado estadual Jeová Mota, acusado de improbidade

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Justiça Federal cassa mandato do deputado estadual Jeová Mota, acusado de improbidade

por Aline Neri - 03/06/2024 às 09:45

(Foto: Divulgação/ Redes sociais)

A Justiça Federal decretou a cassação do mandato do deputado estadual Jeová Souto Mota (PDT). O documento foi assinado pelo juiz da 22° Vara, com sede no município de Crateús.

A decisão, no entanto, não cabe mais recurso, já que o processo, cuja proposição foi do Ministério Público Federal (MPF), esteve no Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e TRF5, em Recife.

Na decisão, ficou constatado que o deputado Jeová Mota e aliados uma soma significativa de dinheiro durante o período em que foi prefeito da cidade de Tamboril, entre 2009 e 2012. Além disso, uma das ações apresentadas é que ele seria suspeito pelo desvio de recursos da Secretaria de Esportes do Ceará, quando assumiu a pasta no governo de Cid Gomes.

A justiça determinou, entre outras ações, o ressarcimento integral dos prejuízos causados, multa de 100% do prejuízo causado ao erário, assim como suspensão dos direitos políticos por cinco anos e perda da função pública.

Nas redes sociais, o deputado afirmou, por meio de nota, que a perda do mandato ocorreu sem o devido cumprimento do contraditório e ampla defesa. “Foi certificado o trânsito em julgado da decisão sem minha intimação. Diante do ocorrido, apresentei recurso perante o STJ requerendo a nulidade”, disse.

Jangadeiro FM

BandNews FM