» Uma semana de más notícias para lulistas e bolsonaristas

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Uma semana de más notícias para lulistas e bolsonaristas

por Wanderley Filho - 03/06/2024 às 09:05

Foto: ISAAC FONTANA/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Por Wanderley Filho

➡️ Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Jangadeiro.

DESGASTE NECESSÁRIO?

A semana foi dificílima para o bolsonarismo e para o lulismo, as forças onipresentes que dominam a cena política brasileira, quase sempre com desdobramentos locais. Vejamos.

A publicação de uma decisão de Alexandre de Moraes, do STF, confirmando a inelegibilidade de Bolsonaro, abriu o noticiário nacional. Depois, derrotas de Lula no Congresso Nacional levaram o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), a desabar: “Se estivesse tudo bem, o Lula estava com seus 80% de aceitação. Não está tudo bem”.

É lá e cá. Sem a retaguarda de um Lula bem avaliado, que não pode mais alegar uma possível volta do inelegível Bolsonaro para atrair aliados, o governador Elmano de Freitas (PT), pressionado e em busca de resultados para a gestão no Ceará, anunciou uma minirreforma no secretariado, com destaque para a Segurança Pública. Já os bolsonaristas, ainda sem candidato à Presidência, disputam pelo espólio eleitoral do ex-presidente.

O bolsonarista André Fernandes (PL) já cobra apoio de Wagner (UB) em Fortaleza, enquanto trabalha dia e noite para tomar os votos de… Wagner! Já o neopetista Evandro Leitão tem como principal adversário o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), mas polarizar com um ex-aliado que é do seu mesmo campo ideológico não tem lá aquele apelo anti-bolsonaro.

O poeta Fernando Pessoa disse que “todo sectário obedece à realidade de um motivo e à ilusão de uma fórmula”.

É isso.

Quando esse motivo é a celebração de populistas como Bolsonaro ou Lula, e quando a fórmula ilusória é a polarização (depois todos se aliam ao Centrão), fica claro que um grupo precisa do outro para ser competitivo, e que se um dos polos se enfraquece demais, o outro também sente o golpe. A semana mostrou que esse modelo mostra desgaste. Se é o suficiente para que outros possam se apresentar como alternativa, só a campanha poderá dizer.

▫️Wanderley Filho é colunista de política da Jangadeiro BandNews FM 101.7

Jangadeiro FM

BandNews FM