» Quatro cidades do Ceará estão em situação de emergência, reconhece Governo Federal

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Quatro cidades do Ceará estão em situação de emergência, reconhece Governo Federal

por Aline Neri - 23/05/2024 às 10:38

Quatro municípios cearenses estão em situação de emergência devido à seca e estiagem, conforme o Governo Federal. O reconhecimento foi publicado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, no Diário Oficial da União.

Os municípios de Arneiroz, Jaguaribe e Quiterianópolis estão na lista em razão da seca. Já a cidade de Piquet Carneiro teve a situação de emergência reconhecida devido à estiagem.

Segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), as principais diferenças entre estiagem e seca estão relacionadas à duração e à quantidade de chuvas.

Enquanto a definição de estiagem é um “período prolongado de baixo ou nenhum registro de chuva, em que a perda de umidade do solo é superior à sua reposição”, a seca é uma “estiagem prolongada, durante o período de tempo suficiente para que a falta de chuvas provoque grave desequilíbrio hidrológico”, conforme a Cobrade.

Não é a primeira vez neste ano que cidades do Ceará enfrentam situação de emergência devido à seca ou estiagem. Em fevereiro, a plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil registrou 24 municípios cearenses em estado de emergência.

Entre as cidades em emergência por estiagem estavam Caucaia, Itapipoca, Canindé, Pedra Branca e Jaguaribara. Já Madalena, Tabuleiro do Norte, Parambu, Cedro e Jaguaribe enfrentavam a situação de seca.

Além do Ceará, a portaria também reconhece a situação de emergência em cidades de cinco outros estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

📍SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Quando municípios estão em situação de emergência, ficam aptos a solicitar recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para compra de alimentos, água potável ou combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos, por exemplo.

A liberação dos repasses pode ser feita logo que os planos de trabalho são apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.

Jangadeiro FM

BandNews FM