» Com plantações alagadas, Brasil vai importar arroz para evitar aumento de preço, anuncia ministro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Com plantações alagadas, Brasil vai importar arroz para evitar aumento de preço, anuncia ministro

por Vitória Barbosa - 08/05/2024 às 12:35

Para evitar um possível aumento no preço arroz, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comprará o produto já industrializado e empacotado no mercado internacional. A medida trata-se de um dos efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional de arroz.

A informação foi confirmada nesta terça-feira (7) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. De acordo com o ministro, as perdas na lavoura, nos armazéns alagados e, principalmente, a dificuldade logística para escoar o produto, devido às rodovias interditadas, geraria um desabastecimento, o que elevaria os preços no comércio.

“O problema é que teremos perdas do que ainda está na lavoura e algumas coisas que já estão nos armazéns, que estão alagados. Além disso, a grande dificuldade é a infraestrutura logística de tirar do Rio Grande do Sul, neste momento, e levar para os centros consumidores”, explicou.

Os recursos para a compra pública de estoques de arroz serão disponibilizados por meio de crédito extraordinário. Segundo o ministro, uma medida provisória está em preparação para autorizar a Conab a adquirir até 1 milhão de toneladas do produto.

A medida depende da aprovação de decreto legislativo que reconheça a calamidade pública no Rio Grande do Sul, já aprovado na Câmara dos Deputados e segue aguardando a votação do Senado.

Fávaro explicou que a Conab planeja revender o produto no mercado interno diretamente para pequenos mercados, nas periferias das cidades, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, para preservar a relação dos produtores brasileiros de arroz com os atacadistas, seus principais compradores.

Na terça-feira, durante entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia mencionado a possibilidade de o país precisar importar arroz e feijão. Contudo, de acordo com o ministro, apenas a importação de arroz será necessária.

(Foto: Getty Images)

Jangadeiro FM

BandNews FM