» Moraes arquiva ação contra Bolsonaro sobre suposto pedido de asilo na embaixada da Hungria

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Moraes arquiva ação contra Bolsonaro sobre suposto pedido de asilo na embaixada da Hungria

por Alessandro Fernandes - 24/04/2024 às 21:49

Foto: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou a ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre um suposto pedido de asilo na embaixada da Hungria no Brasil, ocorrido em fevereiro deste ano. O magistrado afirmou que não há evidências.  

O caso foi revelado pelo jornal estadunidense The New York Times, quando mostrou imagens de câmeras de segurança da embaixada. Segundo a apuração do jornal, o ex-presidente permaneceu dois dias no prédio logo após ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal e ter o celular apreendido. 

Apesar de na época ter sido ventilada a possibilidade de pedido de asilo ao país, Moraes concluiu que não há provas suficientes para essa afirmação. “Não há elementos concretos que indiquem – efetivamente – que o investigado pretendia a obtenção de asilo diplomático para evadir-se do país e, consequentemente, prejudicar a investigação criminal em andamento”, decidiu. 

A defesa do ex-presidente celebrou  a decisão. Fabio Wajngarten e Daniel Tesser, advogados de Bolsonaro, afirmaram à coluna da jornalista Mônica Bergamo que ele “sempre manteve postura colaborativa”

“Não havia motivo para que se cogitasse a hipótese de busca por asilo político, uma vez que quatro dias antes da visita à embaixada húngara foram determinadas diversas ordens de prisão preventiva e cautelares, evidenciando, portanto, que há ausência de elementos mínimos para supor a iminência de uma imponderável ordem de prisão preventiva”, acrescentaram.

Jangadeiro FM

BandNews FM