Jangadeiro FM
BandNews FM
por Roberta Tavares - 04/08/2023 às 11:13
O bruxismo é um transtorno que faz a pessoa apertar ou ranger os dentes. O ato, que é inconsciente, acontece principalmente durante o sono e afeta 40% dos brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O distúrbio também pode ser desencadeado por questões emocionais.
“O bruxismo é um mecanismo do sistema nervoso central. Lá do cérebro, vem o comando. Não adianta pensar que se trabalhar a musculatura, vai resolver o problema, vai aliviar. Mas a origem está ligada ao sistema nervoso central, principalmente a alguns fatores associados a questões emocionais e de ansiedade. Toda vez que o paciente está mais estressado ou irritado, é comum que ele apresente um aumento no bruxismo”, explica a dentista Raquel Fiterman, em entrevista à Rádio Jangadeiro BandNews FM 101.7.
É comum que partes do dente fiquem desgastadas, podendo até acarretar a destruição do tecido da gengiva.
“Não é comum a gente roçar os dentes durante o dia, só no final da mastigação. Toda vez que se aperta os dentes durante o dia, se faz uma função além da capacidade dos dentes. Isso leva ao desgaste dentário e o paciente também pode apresentar dores de cabeça, na região da face e no pescoço”, comenta.
A dentista orienta quando suspeitar e buscar ajuda profissional. “Na hora que ele começa a ver que tá com a pontinha do canino desgastado, pode comparar um lado ao outro, se a gengiva não está mais alta em algum dente ou outro, mostrando a raiz. Ao menor sinal de desgaste dentário ou dores na face, no pescoço ou na lateral da cabeça, pode ser um indício de bruxismo. Quem pode dar o diagnóstico é o dentista, que vai avaliar e dizer realmente o tratamento, que envolve todo um trabalho multidisciplinar”.
Ouça a reportagem na Jangadeiro BandNews FM:
Jangadeiro FM
BandNews FM