» Lula diz que governo vai discutir linha de crédito para motoristas de aplicativo trocarem de carro

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Lula diz que governo vai discutir linha de crédito para motoristas de aplicativo trocarem de carro

por Vitória Barbosa - 06/03/2024 às 11:48

O assunto surgiu durante a cerimônia de apresentação do projeto de lei de regulamentação da profissão, no Palácio de Planalto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou interesse na criação de uma linha de crédito exclusiva para motoristas de aplicativo trocarem seus carros ou peças antigas. O assunto surgiu durante a cerimônia de apresentação do projeto de lei de regulamentação da profissão, no Palácio de Planalto.

“Eu acho que daqui a pouco a gente vai ter que pensar como a gente vai fazer, discutir com os bancos, como vai fazer baratear, uma linha de financiamento para vocês poderem trocar o carro de você não ficarem andando com carro velho. Porque o passageiro também não gosta de carro velho, quer um carrinho novo, e é seguro para vocês”, disse Lula nessa segunda-feira (4).

A resposta de Lula veio depois do pedido do presidente do Sindicato de Motoristas de Aplicativo do Estado de São Paulo, Leandro Medeiros, por um auxílio para a troca de veículos. De acordo com Leandro, mais de 1,5 milhão de famílias no país dependem da renda gerada pelo transporte de passageiros por aplicativo.

Já o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que uma linha de crédito para a categoria ainda deve ser conversada com todos os setores do governo. “Vamos conversar sobre linha de crédito, dialogar com as áreas de governo para ver como a gente formata o programa para facilitar troca de peças do carro, mas ainda vamos construir e partir do zero”, ressaltou.

Na mensagem do projeto que regulamenta o trabalho de motorista de aplicativo enviada ao Congresso Nacional, o governo propõe que o motorista deve receber R$ 32,90 por hora trabalhada e contribuição de 7,5% ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pelo texto, a jornada de trabalho também será de 8 horas diárias, podendo chegar ao máximo de 12.

RESPOSTA DA UBER SOBRE O PL
Em nota, a Uber diz considerar o projeto apresentado como um “importante marco visando a uma regulamentação equilibrada do trabalho intermediado por plataformas. O projeto amplia as proteções desta nova forma de trabalho sem prejuízo da flexibilidade e autonomia inerentes à utilização de aplicativos para geração de renda”.

Jangadeiro FM

BandNews FM