Jangadeiro FM
BandNews FM
por Fayher Lima - 28/11/2023 às 20:37
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou, nesta terça-feira (28), o repasse de R$ 8,7 bilhões ao Fundo de Participação dos Municípios. Com o investimento, é esperado que o Governo compense as despesas por arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Segundo o mandatário, a iniciativa busca fortalecer as prefeituras/governos
locais e beneficiar o povo brasileiro. “Quanto mais nós descentralizarmos e fortalecermos a federação e os governos locais, mais ganha o povo do Brasil. Então, a descentralização é fundamental”, declarou.
Dessa forma, outros R$3,3 bilhões devem ser depositados na conta de pelo menos 5.500 prefeituras ainda neste ano para contribuir nos gastos com o FPM.
“É na cidade que nós temos que viabilizar ao trabalhador que precisa chegar no momento certo em seu trabalho possa ter acesso à mobilidade urbana, ônibus, trens e metrôs. É preciso que as cidades tenham recursos para enfrentar essas questões”, destacou o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira.
De acordo com Alckmin, a tarifa não havia deixado de ser paga. “O presidente Lula não cortou o ICMS de ninguém”, afirmou.
Geraldo segue representando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpre agenda oficial nos Emirados Árabes Unidos.
Por: Maria Eduarda Aquino
Jangadeiro FM
BandNews FM