Jangadeiro FM
BandNews FM
por Vitória Barbosa - 20/10/2023 às 09:04
A frase “Exu te ama” inscrita em uma parede da Biblioteca Pública do Ceará, no Complexo Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, virou alvo de críticas da bancada evangélica do legislativo cearense. A deputada estadual Dra. Silvana (PL) solicita a retirada imediata da inscrição em requerimento para a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).
Segundo a parlamentar, a frase “agride valores de uma maioria cristã que tolera a existência de minorias defensoras de credos notoriamente pautados por devoções a entidades esdrúxulas”.
“Esses credos estão sempre agredindo a religiosidade do povo cristão e, cavalgando um discurso do politicamente correto, desejam exterminar a religião cristã, afastando-a dos locais públicos”, justifica ela no documento.
A intervenção faz parte da exposição gratuita “Festa, Baia, Gira, Cura”, que comemora os festejos de 40 anos do terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura | Ilé Àse Ojú Oya, localizado no bairro Bom Jardim.
A mostra, do antropólogo e fotógrafo Jean dos Anjos e curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio, reúne um acervo de fotos, documentos, imagens, esculturas e intervenções artísticas em áreas externas ao Museu da Cultura Cearense.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura se manifestou sobre a tentativa de remoção do painel e ressaltou que racismo religioso é crime.
“Os argumentos utilizados para a crítica são infundados, à medida que se baseiam em uma compreensão superficial sobre a atuação de espaços museológicos e no desconhecimento da memória do centro cultural, além de denotar um preconceito velado e a intolerância com práticas culturais dissidentes”, diz em nota.
Jangadeiro FM
BandNews FM