» Cearense de 20 anos está na frente de combate em Israel

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

Cearense de 20 anos está na frente de combate em Israel

por Fayher Lima - 15/10/2023 às 19:23

A cearense faz parte do exército do país e luta no atual conflito entre Israel e Palestina.

A cearense Carolina Mendes, 20, mora em Israel há 4 anos. A jovem se mudou para participar de um programa de Ensino Médio, o Naale. Agora ela faz parte do exército do país e luta no atual conflito entre Israel e Palestina. Lá o alistamento é obrigatório para homens e mulheres.

Caroline contou que no começo não entendia o idioma, mas que conseguiu se adptar no país. “Aprendi a me virar sozinha, e aqui nunca me faltou nada, tive várias oportunidades que não teria no Brasil”.

A jovem contou que tudo começou no fim de semana. “No sábado de manhã começou tudo isso, a minha comandante começou a me ligar muitas vezes, até que ela ligou e falou que tinha que arrumar minha mala por um mês. Quando ela me ligou eu não sabia o que estava acontecendo”, narra a jovem.

A brasileira compartilhou que desde que saiu para a guerra não voltou para o lar e que ainda não sabe quando retornará.

“Eu soube que minha base foi atacada e morreram 7 pessoas assassinadas pelo Hamas. Depois eu soube que não voltaria para minha base em Gaza tão cedo, até hoje não sabemos quando vamos voltar, cai mísseis toda hora lá, parte da base foi destruída”.

Carolina disse ainda que seu maior objetivo é “ fazer Israel continuar existindo”. “Eu estou aqui pelo povo de Israel, pela historia, pra não se repetir o holocausto […] Para mim era importante fazer o exercício porque eu queria fazer algo significativo pelo país, pelas pessoas que moram aqui”.

Sobre seu estado emocional, disse que ainda está processando as coisas que estão acontecendo e que pessoas próximas morreram na guerra.

“Minha cabeça está bem cheia, ainda estou processando o que está acontecendo, ao mesmo tempo que está acontecendo as coisas ainda sigo uma rotina na base, ainda tenho meu namorado que está em casa e desde sábado está indo em enterro de amigos, minhas irmãs estão aqui em Tel Aviv, conhecidos meus morreram”.

A cearense disse ainda que não pretende seguir carreira no exército. “Não pretendo seguir a carreira militar, mas fazer o exercito é muito importante pra mim e me abre muitas portas no futuro”.

Jangadeiro FM

BandNews FM