» 62% dos pacientes que usaram o Capacete Elmo não precisaram de intubação, aponta estudo

Jangadeiro FM

BandNews FM

TV Jangadeiro

62% dos pacientes que usaram o Capacete Elmo não precisaram de intubação, aponta estudo

O capacete levou o 1º lugar da categoria Inovação Tecnológica Aplicada à Saúde do Prêmio Euro, com premiação de 50 mil euros. Ele também concorre à votação da Iniciativa Destaque, com prêmio de 450 mil euros

por eduarda.aquino - 09/10/2023 às 16:50

Foto: Divulgação

A pesquisa Elmo Registry, que apurou a taxa de sucesso do Capacete Elmo entre pessoas de estado grave ou moderado de Covid-19, reuniu dados de 1.685 pessoas que usaram o equipamento. Conforme os resultados, 62% não evoluíram para a intubação.

O estudo observou pacientes internados no hospital público Leonardo da Vinci, e no hospital privado Regional da Unimed. Após a utilização do Elmo, apenas 38% pioraram e precisaram ser intubados. Já a taxa de pessoas que sobreviveram após serem tratadas com o capacete foi de 76%.

Os dados foram apresentados no “Simpósio de Atualização do DSMCA-UFC Covid-19: O Que Aprendemos até aqui”, no Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA) da Faculdade de Medicina da UFC, na sexta-feira (6).

O capacete ainda levou o primeiro lugar da categoria Inovação Tecnológica Aplicada à Saúde do Prêmio Euro, com premiação de 50 mil euros. Agora, ele também concorre à votação da Iniciativa Destaque, com prêmio de 450 mil euros.

O que é o capacete?

A tecnologia é genuinamente cearense e não-invasiva. Criado em abril de 2020 em uma força-tarefa que envolve uma parceria público-privada, o equipamento surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória agusa por Covid-19.

Jangadeiro FM

BandNews FM